Como designers instrucionais e professores, nosso objetivo é ajudar os alunos a aprender e crescer, facilitando seu desenvolvimento como indivíduos capazes e confiantes. Para alcançar isso, devemos entender o poder da percepção na aprendizagem e a importância de desenvolver uma mentalidade de crescimento em nossos alunos. Esses conceitos são explorados no clássico livro de Richard Bach, “Ilusões”, que oferece lições valiosas para designers instrucionais e professores.
A percepção molda a realidade
O livro enfatiza que nossa percepção da realidade é moldada por nossos pensamentos, crenças e experiências. Como designers instrucionais e professores, devemos criar um ambiente que promova percepções e atitudes positivas em relação à aprendizagem. Isso pode ser alcançado por:
- Usar linguagem positiva e reforçar os esforços, progresso e conquistas dos alunos.
- Fornecer oportunidades para os alunos experimentarem o sucesso e desenvolverem um senso de competência e domínio.
- Incentivar os alunos a refletir sobre sua aprendizagem e identificar as estratégias e abordagens que funcionam melhor para eles.
- Criar uma cultura de respeito e inclusão que valorize a diversidade e diferentes perspectivas.
Abraçar a mudança
“Ilusões” destaca a importância de abraçar a mudança e se adaptar a novas situações. No contexto da educação, isso significa:
- Manter-se atualizado com as últimas pesquisas e tendências em design instrucional e ensino.
- Ser flexível e adaptável em resposta a mudanças no currículo, tecnologia e necessidades dos alunos.
- Incentivar os alunos a correr riscos, experimentar e aprender com seus erros.
- Enfatizar o processo de aprendizagem, não apenas os resultados.
Encontrar significado e propósito
O livro sugere que todos nós temos um propósito ou missão única na vida e que podemos encontrar realização seguindo esse propósito. No contexto da educação, isso significa:
- Ajudar os alunos a conectar sua aprendizagem a seus objetivos e aspirações maiores.
- Fornecer oportunidades para os alunos explorarem seus interesses e paixões.
- Ajudar os alunos a ver a relevância e o significado do que estão estudando.
- Incentivar os alunos a assumir a responsabilidade por sua aprendizagem e desenvolver um senso de agência e autonomia.
Mentalidade e diálogo interno
“Ilusões” enfatiza a importância do pensamento positivo e do diálogo interno na moldagem de nossa realidade. Como designers instrucionais e professores, podemos desenvolver uma mentalidade de crescimento em nossos alunos:
- Incentivando os alunos a ver os erros e contratempos como oportunidades de aprendizado e crescimento.
- Ajudando os alunos a desenvolver um senso de resiliência e perseverança.
- Ensinando aos alunos sobre o cérebro e como ele pode mudar e crescer com a prática e o esforço.
- Fornecendo oportunidades para os alunos praticarem a autorreflexão e avaliação, encorajando-os a identificar áreas em que precisam melhorar e a desenvolver um plano de ação para alcançar seus objetivos.Para colocar essas lições em prática, os designers instrucionais e professores podem adotar várias estratégias, incluindo:
- Fornecer feedback construtivo que enfatize o processo de aprendizagem e forneça orientação sobre como os alunos podem melhorar.
- Incentivar a participação ativa dos alunos em sala de aula, incluindo discussões em grupo, debates e atividades práticas.
- Usar métodos de ensino variados que atendam às diferentes necessidades e estilos de aprendizagem dos alunos.
- Integrar a tecnologia de maneira eficaz para apoiar a aprendizagem, como por meio de jogos educacionais, fóruns online e plataformas de aprendizagem personalizadas.
- Fornecer oportunidades para os alunos aplicarem o que aprenderam em situações da vida real, como projetos de serviço à comunidade ou estágios.
Ao adotar essas estratégias e lições em suas práticas de design instrucional e ensino, os designers e professores podem ajudar os alunos a desenvolver uma mentalidade de crescimento que os capacita a se tornarem aprendizes ao longo da vida e alcançar seus objetivos educacionais e profissionais. Com uma abordagem centrada no aluno e um foco na criação de ambientes de aprendizagem positivos e colaborativos, podemos ajudar nossos alunos a desenvolver todo o seu potencial e se tornar a melhor versão de si mesmos.
Deixe um comentário