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Quem pode ser designer instrucional?

Por ser uma área que une conhecimentos de design e de processos educacionais, algumas pessoas acabam ficando em dúvida sobre qual profissional pode trabalhar com design instrucional (DI).

Pensando nisso, vamos falar sobre quem pode se tornar designer instrucional, quais etapas de trabalho envolvem a área e como é possível utilizar o DI em diferentes tipos de empresas e indústrias.

Quais profissionais podem se tornar designers instrucionais?

Como falamos anteriormente aqui no blog, o design instrucional conta com profissionais que possuem diferentes formações e experiências anteriores. Isso porque esta é uma área que  engloba diversas práticas, áreas de conhecimento e habilidades.

Quando pensamos em formação acadêmica, é comum vermos profissionais com diferentes graduações, mas com especialização em design instrucional. Encontramos graduados em letras, recursos humanos, psicologia, pedagogia, design gráfico, entre algumas outras áreas.

No geral, o que é importante para começar na área e se tornar um designer instrucional é o desenvolvimento de habilidades fundamentais, como:

  • Capacidades analíticas e de pesquisa;
  • Compreensão de públicos, personas e pessoas;
  • Boa redação e revisão textual;
  • Gestão de tarefas e equipes multidisciplinares;
  • Habilidades técnicas de planejar soluções educacionais;
  • Conhecimentos das técnicas do design instrucional;
  • Flexibilidade para lidar com mudanças e atualizações que podem surgir ao longo dos projetos.

Sendo assim, podemos dizer que não há um único caminho ou uma única formação para se tornar um designer instrucional. As jornadas de conhecimento e desenvolvimento de habilidades podem variar de um profissional para outro, o que torna o DI uma área diversa e multidisciplinar.

Quais são as etapas do design instrucional?

Como já falamos anteriormente, existem alguns modelos e processos utilizados no desenvolvimento de produtos educacionais. Um dos modelos mais comumente utilizados no design instrucional é o ADDIE (Analysis, Design, Development, Implementation and Evaluation – Análise, Design, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação).

Modelo ADDIE no design educacional

Como a própria sigla já indica, o modelo é composto por 5 etapas:

Análise

A etapa de análise envolve entender e analisar o contexto do projeto e do público-alvo em questão. É preciso entender quais os objetivos de aprendizagem, a expectativa do público estudante e os desafios para atingir estes objetivos e expectativas.

Design (planejamento e estruturação)

Com base nas informações analisadas, deve-se desenhar um projeto que englobe os recursos disponíveis para atingir os objetivos com a melhor experiência de aprendizado possível.

Desenvolvimento

Com o projeto planejado e estruturado, é hora de começar a desenvolver o produto educacional. Essa etapa pode envolver outros profissionais e áreas além do design instrucional. 

Implementação

Com o produto pronto, por completo ou de forma parcial mas viável para uso, ele é implementado para que alunos possam utilizá-lo em seu ciclo de aprendizado.

Avaliação

Após a implementação, avalia-se o resultado do produto de acordo com os objetivos de aprendizagem e expectativas levantadas na primeira etapa. Dessa forma, é possível identificar o que foi bem sucedido e o que precisará ser revisado em um novo ciclo do projeto.

Como aplicar design instrucional em diferentes indústrias

O objetivo de um projeto de design instrucional é fornecer conhecimento para um determinado grupo de pessoas. Portanto, ele pode ser aplicado desde treinamentos internos, até cursos de ensino a distância (EAD).

Por isso, diferentes indústrias e empresas podem utilizar suas metodologias e contar com o auxílio de profissionais da área para diversas ocasiões, otimizando processos de aprendizado e desenvolvimento.

Em ambientes corporativos, podemos destacar a aplicação do design instrucional em situações de introdução de novos colaboradores à empresa, desenvolvimento de colaboradores para evolução profissional e, até mesmo, para desenvolvimento e aprimoramento de novos líderes.

Estes processos podem acontecer de várias formas, como no desenvolvimento de treinamentos e workshops presenciais, cursos online síncronos e assíncronos, materiais educacionais como apostilas e e-books, entre outras maneiras.

designer instrucional 2

Quer saber mais sobre Design Instrucional? Aproveite estas dicas de conteúdo!

Podcast – Design Instrucional Talks

Curso – Profissão: Design Instrucional da EBAC

Comunidade – Design Instrucional no Linkedin

Playlist – Habilidades essenciais para quem deseja ser designer instrucional (30 horas de conteúdo gratuito)


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