fbpx
Mente Impulsiva, Mente Instrumental, Mente Socializada, Mente Autorescritora e Mente Auto Transformadora

Desenvolvendo Rapport: Identificando, Educando e Conectando-se com Estágios de Desenvolvimento da Mente

Introdução

No campo da psicologia do desenvolvimento, o professor Kegan, renomado psicólogo e ex-professor da Harvard Graduate School of Education, descreve cinco estágios de desenvolvimento: Mente Impulsiva, Mente Instrumental, Mente Socializada, Mente Autorescritora e Mente Auto Transformadora. É importante ressaltar que esses estágios não estão necessariamente associados à idade e não existe um estágio melhor do que o outro. Cada estágio representa uma perspectiva única de como as pessoas pensam, percebem o mundo e se relacionam com os outros. Outro fato importante é que uma pessoa pode estar ter diferentes mentes para diferentes áreas de suas vidas.

Neste artigo, exploraremos como identificar, educar e estabelecer rapport com cada um desses estágios, enquanto também relacionamos esses estágios à Pirâmide de Necessidades de Maslow.

Estágio 1: Mente Impulsiva

No estágio da Mente Impulsiva, as pessoas são guiadas por seus desejos e necessidades imediatas. Para estabelecer rapport com indivíduos nesse estágio, é essencial oferecer um ambiente seguro onde eles possam expressar suas emoções e necessidades. É como satisfazer as necessidades da base da Pirâmide de Maslow, como as necessidades fisiológicas e de segurança. O uso de atividades práticas e estímulos sensoriais pode ser eficaz para engajá-los no processo de aprendizagem.

Estágio 2: Mente Instrumental

Na Mente Instrumental, as pessoas começam a desenvolver habilidades de pensamento lógico e buscam resultados tangíveis. Nesse estágio, é importante estabelecer rapport fornecendo objetivos claros e práticos, demonstrando como o aprendizado está relacionado às metas pessoais dos alunos. Isso está relacionado à satisfação das necessidades de nível superior da Pirâmide de Maslow, como as necessidades de estima e autorrealização. A ênfase na aplicação prática do conhecimento e o fornecimento de feedback construtivo são estratégias eficazes para promover o engajamento.

Estágio 3: Mente Socializada

Na Mente Socializada, o foco está nas normas e expectativas sociais. Para estabelecer rapport com pessoas nesse estágio, é crucial cultivar um ambiente de respeito e cooperação, atendendo às necessidades de pertencimento e aceitação social. Isso está relacionado às necessidades sociais e de pertencimento da Pirâmide de Maslow. O estabelecimento de relações de confiança e a criação de oportunidades para a expressão de opiniões e valores individuais são fundamentais. Incorporar atividades de trabalho em equipe e projetos colaborativos pode fortalecer o senso de pertencimento e promover o aprendizado.

Estágio 4: Mente Autor escritora

Na Mente Autor escritora, as pessoas desenvolvem uma visão mais independente e autônoma. Para estabelecer rapport com esses indivíduos, é importante valorizar sua capacidade de tomar decisões e assumir responsabilidades pelo próprio aprendizado. Isso está relacionado às necessidades de autorrealização da Pirâmide de Maslow. Oferecer oportunidades de autoria, como projetos de pesquisa ou liderança em sala de aula, pode ser uma abordagem eficaz para engajá-los.

Estágio 5: Mente Auto Transformadora

Na Mente Auto Transformadora, as pessoas são capazes de se adaptar e se reinventar continuamente. Para estabelecer rapport com indivíduos nesse estágio, é essencial fornecer um ambiente de aprendizagem desafiador e estimulante. Isso está relacionado à necessidade de autorrealização e de alcançar o máximo potencial da Pirâmide de Maslow. Encorajar a reflexão crítica, o questionamento e a exploração de perspectivas diversas são estratégias importantes para promover o crescimento e o desenvolvimento contínuos.

Conclusão: A identificação, educação e estabelecimento de rapport com os diferentes estágios de desenvolvimento descritos por Kegan são fundamentais para criar um ambiente de aprendizagem inclusivo e eficaz. Ao compreender as características e necessidades de cada estágio, os educadores podem adaptar suas abordagens e estratégias para melhor engajar e apoiar os alunos. Lembre-se de que cada estágio é único e importante em sua própria maneira. Ao promover um ambiente de aprendizagem que valoriza o desenvolvimento pessoal e o respeito mútuo, estaremos construindo as bases para uma educação mais inclusiva, significativa e transformadora.

Como se preparar como educador

É crucial que professores e designers instrucionais reconheçam em que estágio se encontram em diferentes áreas de suas vidas, a fim de estarem mais conscientes de suas próprias perspectivas e desafios. Ao compreender seus próprios estágios de desenvolvimento, eles podem desenvolver empatia e empatia pelos alunos, reconhecendo que cada estágio tem suas próprias necessidades e maneiras únicas de aprender. Ao reconhecer seus próprios pontos fortes e áreas de crescimento, eles estarão melhor preparados para orientar e apoiar os alunos à medida que navegam pelas diferentes fases de desenvolvimento. Essa consciência e compreensão mútua podem criar um ambiente de aprendizagem mais colaborativo, respeitoso e inclusivo, onde alunos e educadores podem progredir juntos em direção a um crescimento e sucesso significativos.

 

Referência:

https://krisrisley.com/2018/03/28/leading-ones-life-consciously-and-on-purpose-what-does-adult-development-theory-have-to-do-with-it/


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *